Escolher a escola ideal para seus filhos também é um ato de amor.

Atibaia, 26 de fevereiro de 2018.

Ouvindo Sweet Pea – Amos Lee

 

Muitos de nós sofremos com um desafio diário: passamos tempo demais longe de nossos filhos. Parar de trabalhar não é uma opção, já que existem obrigações financeiras que precisam ser cumpridas.

Muitas vezes o sentimento de culpa aparece. É normal. Acontece com mais pessoas que imaginamos. Existem, porém, algumas coisas que podem ser feitas para minimizar esta sensação e estarmos em paz.

Já sentiu o amor de alguém sem mesmo que essa pessoa verbalizasse o famoso “eu te amo”? Pois é. Há muitas formas de demonstrar e sentir o amor. E com nossos filhos é a mesma coisa.

Podemos demonstrar amor estando verdadeiramente presente quando estivermos com eles. Não importa a quantidade de tempo disponível – importa a qualidade. Brincar, passear, dialogar, divertir-se junto, tudo isso criará memórias afetivas importantíssimas para o desenvolvimento emocional deles. Proporcionará, ainda, o desligamento da nossa vida adulta através da entrega real à inocência das crianças, que sempre nos ensinam tanto sobre a pureza, a criatividade, a simplicidade no viver. Não há nada mais sincero e amoroso que olhar nos olhos e enxergar ali uma beleza escondida, acessada apenas quando estamos em total atenção e presença.

Uma outra forma de demonstrar amor é investir tempo, interesse e disponibilidade na hora de escolher a escola deles. Assim como nós, adultos, buscamos um trabalho que nos edifique e nos deixe felizes – afinal é onde passamos a maior parte do dia – assim deve ser o ambiente escolar de nossos filhos: um lugar acolhedor e que proporcione momentos de leveza e alegria enquanto eles estiverem fora de casa.

Nas primeiras fases escolares, é muito importante que as crianças tenham acesso ao brincar livre e explorem a natureza: na terra, na chuva, interagindo com insetos, observando uma flor desabrochar, as árvores e as nuances de suas folhas com o passar do tempo. Experienciar a contemplação que a natureza permite é um aspecto fundamental para uma infância saudável.

Uma pesquisa global realizada pela Unilever em abril de 2016 mostra resultados alarmantes. Três de cada cinco pais entrevistados ao redor do mundo disseram que seus filhos não possuem as mesmas oportunidades de brincar que eles tiveram na infância. Foram mais de 12 mil entrevistados, inclusive no Brasil, onde os resultados sobre as crianças foram estes:

  • 84% brincam ao ar livre por duas horas ou menos por dia;
  • 40% têm uma hora ou menos por dia ao ar livre;
  • 6% nunca brincam ao ar livre em dia normal.

Esta mesma pesquisa mostrou que os próprios pais têm consciência do quanto brincar é essencial. Foram citados os seguintes pontos de desenvolvimento infantil a partir das brincadeiras:

  • Pensamento criativo e expressão de ideias
  • Aptidões sociais e empatia pelos outros
  • Coordenação e habilidades motoras finas
  • Habilidades para resolução de problemas
  • Saber compartilhar e revezar
  • Memória e concentração
  • Força e resistência

Podemos concluir a importância do brincar por meio desta pesquisa. É importante estarmos sintonizados com a energia de nossas melhores intenções nas escolhas que fazemos por e para nossos filhos. Este já é metade do caminho para que o peso e a culpa tornem-se mais leves.

Assim, depois de ler tantos benefícios a respeito do brincar, encontrar uma escola que possua esta prática cotidiana certamente será uma maneira incrível de dizer “eu te amo” aos seus filhos diariamente – mesmo estando longe deles fisicamente.


Meu beijo,
L.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.